A cardiologia é a área da medicina que estuda o coração e outras partes do sistema circulatório como veias, artérias e o sangue; componentes responsáveis pelo transporte de nutrientes, hormônios e oxigênio para outros órgãos do corpo, mantendo o bom funcionamento de todo o organismo.
O médico cardiologista tem o papel de trabalhar a educação preventiva da população sobre a saúde do coração e por isso, a cardiologia é dividida em duas grandes áreas: cardiologia preventiva e cardiologia curativa.
Cardiologia Preventiva e Cardiologia Curativa
Como o próprio nome sugere, a cardiologia preventiva trabalha com a atenção, cuidado e prevenção de problemas cardiovasculares, com o objetivo de minimizar os danos causados por essas doenças ao longo dos anos.
Já a cardiologia curativa, tem o foco voltado para o tratamento direto de doenças cardíacas, sejam elas congênitas ou desenvolvidas ao longo da vida do paciente.
Procurando um Cardiologista
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são líderes na taxa de mortalidade do país, representando mais de 30% dos óbitos registrados.
Se você não possui histórico de doenças cardíacas na família, deve procurar um cardiologista a partir dos 35 anos para um check-up completo. Em casos de cardiopatia no histórico familiar, o acompanhamento deve ser feito mais cedo.
Cardiopatias e Ameaças ao Coração
Doenças cardiovasculares podem acometer pessoas de todas as idades, sejam elas idosas, adultas, crianças ou adolescentes. Diversos fatores são responsáveis para que cardiopatias se desenvolvam no organismo, portanto, o controle precoce e preventivo é fundamental para uma melhor saúde do coração.
Uma doença cardíaca pode ser tanto congênita (quando o indivíduo já nasce com ela), quanto desenvolvida ao longo do tempo. A cardiopatia congênita é entendida como toda e qualquer anormalidade ocasionada no desenvolvimento do bebê durante a gestação. É comum que médicos cardiologistas identifiquem essas anomalias através de exames especializados, enquanto o bebê ainda está no útero, garantindo um tratamento rápido e eficaz.
Já as doenças cardíacas adquiridas ao longo do tempo, são percebidas no decorrer da vida do indivíduo e requerem ajuda médica assim que os sintomas forem percebidos. São algumas delas:
- Hipertensão ou “pressão alta”
- Insuficiência Cardíaca
- Angina
- Infarto
- Endocardite
- Arritmia
- Cardiomiopatia
- Doença Arterial Periférica
Fique atento aos sintomas
É importante que o médico cardiologista seja procurado imediatamente em casos de sintomas, como:
- Cansaço constante, mesmo em repouso
- Inchaço nas pernas, pés e tornozelos
- Dor insistente no peito
- Falta de ar, mesmo em repouso
- Batimentos cardíacos mais rápidos que o habitual
- Batimentos cardíacos mais lentos que o habitual
- Palpitações
- Pele pálida ou azulada
- Desmaios frequentes
Fatores externos como estresse, ansiedade, falta de atividade física, uso excessivo de álcool e noites mal dormidas influenciam diretamente na saúde do coração, portanto, procure manter hábitos saudáveis e procure um cardiologista para uma avaliação completa.
Agende sua Consulta
A rede Top + Saúde possui um amplo quadro de profissionais qualificados e capacitados para atender você. Nossos cardiologistas acompanham de perto o quadro clínico de cada paciente, garantindo segurança, agilidade e precisão nos atendimentos.
Estamos em diversas localidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Para agendar uma consulta com a gente, basta entrar em contato pelo Whatsapp!