A cirurgia de cabeça e pescoço é uma subespecialidade da cirurgia geral. Ela é regulamentada e reconhecida como atuação denominada cirurgia crânio-maxilo-facial, tratando especificamente doenças do esqueleto do crânio-facial. O cirurgião de cabeça e pescoço trata principalmente de questões que envolvem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireóide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.
Deseja saber mais sobre essa especialidade? Leia o conteúdo completo!
Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?
Na maioria das vezes, os pacientes são encaminhados para essa especialidade por um dentista, um endocrinologista, um otorrinolaringologista, um dermatologista ou até mesmo por um clínico geral, mas se for confirmada a suspeita de tumor, o paciente deverá ser encaminhado para essa especialidade. O paciente também pode procurar o médico de cabeça e pescoço sem necessariamente ter que passar por outra especialidade.
Como funciona o diagnóstico das doenças?
Primeiramente é necessário avaliar o histórico clínico e físico do paciente. Em seguida, exames de imagem como tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiografia, ressonância magnética também podem ser solicitados para emitir o diagnóstico preciso. Porém, a confirmação do câncer, por exemplo, somente pode ser feita após a realização de uma biópsia, que consiste na retirada de um pequeno fragmento da lesão para avaliação microscópica. Após a análise da biópsia é emitido um laudo anatomopatológico com todas as informações sobre as características do câncer para que seja possível determinar a melhor conduta de tratamento.
Caso você identifique alguma alteração na região da cabeça e pescoço, ou esteja com sintomas, procure atendimento médico o mais rápido possível!