Azia, enjoo, dor de estômago e má digestão são problemas muito comuns no dia a dia das pessoas. Na maioria das vezes, essas situações são resolvidas sem intervenções médicas, mas a longo prazo, o hábito de pegar aquele famoso remedinho para indigestão, pode acabar disfarçando problemas mais sérios.
Quem é o gastroenterologista?
O gastroenterologista é o profissional responsável pelo sistema digestivo. É ele quem cuida de enfermidades que acometem partes do corpo como a boca, o esôfago, pâncreas, estômago, fígado, intestinos e reto.
Desse modo, qualquer sintoma relacionado a esses órgãos são indicativos de que você deve procurar um “gastro”.
Principais sintomas
Saber que sinais indicam a hora de agendar uma consulta com o gastroenterologista é fundamental para que sua saúde fique em dia. Preste atenção em sintomas como azia, diarreia, enjoo, gases, dor e inchaço abdominal, refluxo, prisão de ventre e vômito. Quadros como esses sentidos com certa frequência, costumam apontar para uma série de doenças que somente o gastroenterologista saberá identificar de forma mais assertiva.
Principais Patologias
Algumas das principais doenças que atingem o sistema digestivo são caracterizadas por dores fortes, queimação, gases e desconforto.
Gastrite
Aumento dos ácidos gástricos que resultam em uma grave irritação na parede interna do estômago. Os ácidos acabam corroendo a camada protetora das paredes do estômago, causando dor e queimação.
Refluxo Gastroesofágico
Condição causada pelo mau funcionamento do esfíncter, válvula que conecta o esôfago ao estômago, fazendo com que o conteúdo que deveria ficar dentro do estômago acabe retornando para o esôfago.
Intolerância à Lactose
Doença caracterizada por gases, desconforto estomacal, cólicas abdominais, inchaço e diarréia que ocorrem quando o corpo deixa de produzir a lactase, enzima responsável pela quebra do açúcar presente no leite e em seus derivados.
Síndrome do Intestino irritável
Inflamação que causa grande desconforto na região abdominal e quadros de diarreia. Os hábitos alimentares e quadros recorrentes de stress são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Pancreatite
Inflamação que atinge o pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina e glucagon. Surge de maneira repentina, podendo durar dias ou anos. Entre as principais causas estão a ocorrência de pedras na vesícula e o uso crônico do álcool.
Exames e avaliações
Além dos exames mais comuns como hemogramas, raio-x, exame de fezes e urina, o gastroenterologista pode solicitar análises mais profundas para chegar ao diagnóstico do paciente. Entre os mais solicitados estão a endoscopia e a colonoscopia, exames de imagem que permitem a visualização dos órgãos do aparelho digestivo, destacando possíveis alterações.
Agora que você já entendeu o que o gastroenterologista faz e quando procurá-lo, é válido destacar que alguns sintomas e doenças relacionadas ao trato digestivo podem ser evitados com medidas relativamente simples, no entanto, em casos de sintomas recorrentes, a procura pelo gastroenterologista é indispensável.
Adotar uma dieta rica em nutrientes, evitar o consumo de alimentos gordurosos, praticar atividades físicas com frequência, manter o sono regulado, consumir bebidas alcoólicas com moderação, controlar picos de estresse e consultar um médico regularmente são as recomendações indicadas para a prevenção de doenças gastrointestinais.
Na Top + Saúde você conta com consultas dermatológicas de qualidade a preço popular com profissionais altamente capacitados.
Completa, moderna, dinâmica e com serviços de qualidade por um preço popular. Nossa missão é proporcionar uma experiência de atendimento humanizada aos nossos pacientes. Prezamos por atendimento de excelência aliado a modernos equipamentos de diagnóstico.
O atendimento é feito por médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas que, além da clínica, também atuam em grandes hospitais públicos e privados do Estado. Dispomos de laboratório de exames clínicos completo para atender com qualidade e rapidez os nossos pacientes.