O sistema imunológico é o mecanismo de defesa do organismo responsável pelo combate às patologias e enfermidades causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Quando essa defesa está baixa, nosso corpo nos envia sinais de alerta que indicam o mal funcionamento do sistema imunológico, através de sintomas como calafrios, febres e infecções. Para entender melhor como identificar se sua imunidade está baixa, continue lendo este artigo.
O que é imunidade baixa?
Uma vez que entendemos o sistema imunológico como o meio de defesa do nosso organismo contra doenças e enfermidades, compreendemos a imunidade baixa como uma situação de vulnerabilidade do corpo, onde o sistema imunológico está enfraquecido. Em quadros de baixa imunidade, o corpo leva mais tempo para combater e eliminar agentes nocivos, fazendo com que doenças apareçam de maneira mais frequente e intensa.
Mas afinal, como saber se sua imunidade está baixa?
O organismo nos dá diversos sinais de alerta quando nossas defesas estão enfraquecendo. Esses alertas se manifestam por meio de sintomas que se tornam recorrentes, indo e voltando com frequência ou se mantendo por semanas. Alguns dos sintomas mais comuns, são:
- Cansaço excessivo
- Aftas
- Amigdalite
- Manchas na pele
- Palidez
- Náuseas
- Vômito
- Diarreia
- Inflamações no ouvido
Vamos entender um pouco mais sobre cada sintoma:
Sensação de cansaço excessivo
Como o corpo precisa de energia para combater agentes nocivos, quando estamos com a imunidade baixa, temos a sensação de estarmos sempre exaustos. Por isso, mesmo após uma boa noite de sono, ainda não conseguimos nos recuperar completamente.
Aftas e amigdalites
Considerando que a mucosa bucal é porta de entrada para os principais agentes causadores de doenças, é comum que aftas e inflamações apareçam nesta área como sinal de baixa imunidade. As mais comuns são: inflamações na garganta, aftas na cavidade oral, amigdalites e estomatites.
Manchas e palidez na pele
A pele também fornece fortes indícios de que sua imunidade está baixa, apresentando manchas brancas ou avermelhadas, palidez e em alguns casos, erupções cutâneas.
Náuseas, vômitos e diarreia
Em períodos de baixa imunidade, é comum sermos pegos pelas famosas viroses, que nos deixam de cama, apresentando quadros de náuseas, vômitos e diarreia. É extremamente importante que nessas situações, a hidratação seja redobrada.
Inflamações no ouvido
Dores e inflamações no ouvido se tornam mais comuns em pessoas com a imunidade baixa, uma vez que o corpo está fragilizado e com dificuldades de combater agentes externos.
Como fortalecer o sistema imunológico?
Agora que você já sabe como identificar se o seu organismo está com a imunidade baixa, é hora de saber como fortalecê-lo em casos de alguns dos sintomas listados acima.
No geral, para que um indivíduo mantenha uma boa imunidade, é importante que o mesmo mantenha hábitos de vida saudáveis. Incluir atividades físicas no dia a dia, melhorar os hábitos alimentares e realizar check-ups recorrentes são iniciativas que fazem muita diferença. Quando os sintomas forem insistentes e recorrentes, é fundamental que você visite um médico especializado no que você está sentindo. Você pode ainda, procurar o clínico geral para que ele lhe oriente melhor sobre como prosseguir.
Na Top + Saúde você conta com consultas dermatológicas de qualidade a preço popular com profissionais altamente capacitados.
Completa, moderna, dinâmica e com serviços de qualidade por um preço popular. Nossa missão é proporcionar uma experiência de atendimento humanizada aos nossos pacientes. Prezamos por atendimento de excelência aliado a modernos equipamentos de diagnóstico.
O atendimento é feito por médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e endocrinologistas que, além da clínica, também atuam em grandes hospitais públicos e privados do Estado. Dispomos de laboratório de exames clínicos completo para atender com qualidade e rapidez os nossos pacientes.