O teste do pezinho é um exame fundamental para identificar possíveis doenças no bêbê após seu nascimento. Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças, onde a maioria delas, não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família.
O teste do pezinho chegou ao Brasil em 1976 e identificava somente duas doenças, a fenilcetonúria e o hipotireoidismo (ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental). Em 1992, tornou-se obrigatório em todo o país e é realizado em postos e clínicas de saúde.
Confira mais sobre a importância desse exame.
Como funciona o teste do pezinho?
O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas com a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas. A coleta deste exame precisa ser feita entre o 3° e 5° dia de vida do bebê.
Principais doenças que podem ser detectadas com o teste do pezinho
As principais doenças diagnosticadas com o teste são:
- Fenilcetonúria;
- Hipotireoidismo Congênito;
- Fibrose Cística;
- Doença Falciforme;
- Hemoglobinopatias;
- Hiperplasia Adrenal Congênita;
- Deficiência de Biotinidase.
A versão básica do teste do pezinho é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, as versões mais completas são encontradas na rede privada, como clínicas e hospitais.
Agora que você já conhece mais sobre esse procedimento, agende agora seu atendimento na Top+Saúde.
A rede Top + Saúde possui um amplo quadro de profissionais qualificados e capacitados para atender você, incluindo profissionais especializados e altamente qualificados. Nossos profissionais são habilitados para acompanhar de perto o quadro clínico de cada paciente, garantindo segurança, agilidade e precisão nos atendimentos.
Estamos em diversas localidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Para agendar uma consulta com a gente, acesse aqui e chame a gente no Whatsapp