Tratamento de Canal
É frequente vermos no Brasil uma quantidade significativa de pessoas que chegam aos seus 60 ou 70 anos –algumas vezes até antes dessa idade–, sem os dentes. É claro que cada caso é um caso e deve ser analisado separadamente, mas há alguns aspectos semelhantes em todos esses quadros.
Segundo a última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2020, somente 12,9% de toda a população nacional possui plano odontológico. Essa mesma pesquisa apurou que dentre os 162 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, 34 milhões deles perderam 13 ou mais dentes. Um outro dado é que 14 milhões de brasileiros perderam todos os dentes.
Além desses dados apontados, a pesquisa do IBGE revela também que menos da metade de todos os brasileiros procuraram um dentista no último ano antes da entrevista com o órgão. Desse número, somente 36% das pessoas com renda inferior a um quarto do salário mínimo foram a um dentista.
Esses dados são alarmantes devido às consequências levadas aos pacientes. Os consultórios odontológicos comprovam esses números, visto o número elevado de perdas completas dos dentes e o desenvolvimento de doenças graves. As pessoas acham que é brincadeira, mas de acordo com o Instituto do Coração (InCor), 45% das doenças do coração e 36% de todas as mortes causadas por acometimentos neste órgão vital estão diretamente relacionados a infecções bucais que não foram tratadas.
Todos esses casos seriam reduzidos se houvesse uma higiene bucal bem feita –com pasta de dente, gel dental com flúor e fio dental– e visitas aos consultórios odontológicos. Com o dentista é possível não apenas prevenir que casos graves aconteçam, mas também há a possibilidade de reverter grandes problemas. É o que acontece com o tratamento de canal.
O tratamento de canal é feito quando há problemas de cáries extensas ou fraturas dentárias. Esse tratamento é muito comum e diz respeito à remoção da polpa do dente que está infeccionada e na assepsia local.
Como é feito o tratamento de canal?
Também conhecido como tratamento endodôntico, é a área da odontologia responsável por solucionar os problemas que atingem as polpas dentárias. São nas polpas que estão localizados os nervos, responsáveis por dar a sensibilidade ao paciente. Assim, o tratamento de canal resolve as dores de dentes dos pacientes, além de possíveis inchaços no rosto e alteração na cor do dente, que sofrem com cáries profundas ou danificações na estrutura dentária. As infecções podem ser graves ao ponto de causar a morte do paciente.
Para evitar que quadros catastróficos aconteçam, o tratamento de canal deve ser realizado. Durante a microcirurgia, o dentista remove toda a polpa dentária, realiza a limpeza dos canais com seu devido alargamento e, para encerrar, obtura esses canais para que não haja um retorno de infecções. Todas essas etapas são feitas com materiais específicos e completamente seguros para os pacientes.
A depender da gravidade da infecção, o tratamento pode ser realizado em uma única cirurgia ou demandar mais uma ou duas sessões. Na quase totalidade dos casos, o tratamento é indolor para o paciente, pois há a aplicação de anestesia.
Quando o tratamento de canal é feito com um profissional capacitado, o paciente não fica com o dente escurecido e não volta a sentir dores.
Existe tempo de recuperação para o tratamento de canal?
Não. Assim que o procedimento é finalizado, o paciente pode voltar às suas atividades cotidianas normalmente. Aliás, tudo será ainda melhor, pois, a partir de agora, ele não voltará a sentir dores no dente.
Agende a sua consulta na Top + Saúde
A Top + Saúde é uma clínica médica popular com diversas especialidades médicas e, inclusive, com especialistas em tratamento de canal. Possuímos profissionais capacitados e prontos para te atender. Nossas clínicas estão localizadas em diversos pontos de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú!
Para agendar uma consulta com a gente, acesse aqui e chame a gente no Whatsapp!